O que é Python: um guia para iniciar nessa linguagem

Python suporta e faz uso constante de tratamento de exceções como uma forma de testar condições de erro e outros eventos inesperados no programa. É inclusive possível capturar uma exceção causada por um erro de sintaxe. curso de desenvolvimento web O estilo da linguagem apóia o uso de exceções sempre que uma condição de erro pode aparecer. Python também suporta clausuras léxicas desde a versão 2.2 (ver códigos contextualizados para ambos os casos em anexo).

O que é Python?

Assim, ele permite que os usuários e usuárias pesquisem e criem pacotes por meio de palavras-chave ou por filtros que ficam disponíveis com licença de software livre. O PyPI, primariamente, hospeda pacotes Python na forma de arquivos pré-compilados e funciona como um índice. Até agora, tratamos apenas de casos em que os módulos importados estavam no mesmo nível de diretório daqueles que os importavam. Isso é útil em casos de módulos muito grandes e quando queremos usar apenas uma ou outra função deles. Em alguns cenários pode ser necessário mudar o tipo de uma variável e no Python isso é muito fácil, justamente por se tratar de uma linguagem dinamicamente tipada.

Quais são os tipos de dados em Python?

Essa característica economiza muito tempo dos programadores, permitindo que eles detectem e corrijam erros fácil e rapidamente. Além da sua simplicidade e consistência, outro fator que contribui para a facilidade de uso do Python é o fato de que estamos falando de uma linguagem de programação interpretada, e não compilada como C ou C++. Para baixar a versão mais recente da linguagem, basta acessar o site oficial do Python, clicar em Downloads na barra de navegação e selecionar a opção Download Python. A versão padrão é para Windows, mas a linguagem também está disponível para outros sistemas, como Linux e macOS. Python é uma linguagem de propósito geral, ou seja, pode ser utilizada para as mais diversas aplicações.

Como Python é uma das linguagens mais ativas em termos de comunidade, a cada dia novas bibliotecas são construídas e aprimoradas. Existem funções e módulos prontos para se executar de tudo, desde manipulações em imagens até algoritmos de inteligência artificial. A linguagem também é bastante querida pela comunidade de desenvolvedores. https://portalrbn.com.br/tecnologias-que-marcam-presenca-no-futuro-do-desenvolvimento-web/ Em uma pesquisa realizada pela empresa SlashData em 2020, o Python ficou em segundo lugar no ranking das linguagens de programação mais populares entre os profissionais da área. Uma opção para ultrapassar isso é o Chocolatey, que fornece a você programas para instalar diretamente da linha de comando – obviamente incluindo o Python.

Python: o que é e para que serve essa linguagem de programação?

Além disso, mais de 137 mil bibliotecas Python estão disponíveis para várias aplicações, incluindo desenvolvimento Web, ciência de dados e machine learning (ML). Pela sua versatilidade, também serve como uma linguagem de scripts para aplicações web rodando do lado do servidor, e como ferramenta para desenvolvimento de plugins que expandem as funcionalidades de outros programas. Nas áreas de ciências, Python é bastante utilizado em bibliotecas matemáticas como NumPy e SciPy, e também serve como base de muitos projetos de inteligência artificial e aprendizado de máquina. Um kit de desenvolvimento de software (SDK) é uma coleção de ferramentas de software que os desenvolvedores podem usar para criar aplicações de software em uma linguagem específica. A maioria dos SDKs é específica para diferentes plataformas de hardware e sistemas operacionais.

  • Cientistas e analistas usam códigos Python para explorar grandes conjuntos de dados (o famoso big data), projetar algoritmos de aprendizado de máquina, manipular e analisar dados e realizar cálculos estatísticos complexos.
  • Há ferramentas que extraem automaticamente essa documentação para a geração da documentação de API a partir do código.
  • Também é possível desenvolver sistemas baseados em inteligência artificial utilizando as principais LLMs do mercado (como ChatGPT e Llama-2) e outros modelos abertos do Hugging Face.

Similar Posts